Conversando com o Artista: Gilberto Marchi


O caminho que um pintor, ilustrador e escultor percorre durante o processo de construção de uma obra de arte é árduo, já que em resumo é preciso dominar técnicas e saber harmonizar a cena com competência. Claro, isso se fosse possível resumir um grande artista. É esse o caso do nosso entrevistado de hoje, Gilberto Marchi.

Conte-nos sobre o início da sua carreira. Qual foi sua primeira obra?
É um pouco difícil precisar qual foi minha primeira obra, porém a primeira coisa que fiz em desenho foi com 3 anos de idade: um burrinho pastando, pintado com aquarela.

Como surgiu o convite para ser professor da Escola Panamericana de Artes e Design?
O convite para lecionar na EPA foi do Mario Tabarin, que ao ver um quadro meu na Galeria de Arte Hugo – uma natureza morta a óleo, com 120 x 60cm – deixou um cartão pedindo para que eu fosse lá para dar aulas. Já trabalhando lá na Panamericana, Manoel Victor Filho me indicou para uma agência que precisava de alguém que fizesse uma ilustração do prédio do Banco Mercantil, na Avenida Paulista, para ser usada num cartão. Essa foi minha primeira arte como ilustrador, embora eu já tivesse iniciado minha carreira como pintor aos 16 anos.

Quais Artistas te inspiram?
Artistas que me inspiram são muitos. Fica difícil dizer algum nome sem citar outros, pois cada um tem uma qualidade diferente; todavia um que atualmente admiro é Mark English.

Cartaz para o Filme Amante Latino, com Sidnei Magal. Obra de Gilberto Marchi.
Cartaz para o Filme Amante Latino, com Sidnei Magal. Obra de Gilberto Marchi.

Gilberto Marchi chegou a retratar o escritor Francisco Marins. Como foi retratá-lo?
Francisco Marins foi um grande homem, uma personalidade admirável, grande contador de histórias que me inspiraram muito na minha adolescência. Tive a felicidade de, após muitos anos, já como ilustrador, ser chamado na Editora Melhoramentos para ilustrar a capa de um livro dele: Clarão na Serra. Posteriormente nos encontramos novamente na premiação pela AEILIJ (Associação dos escritores e ilustradores de literatura infanto juvenil), como escritor do ano, prêmio este criado por minha esposa, Regina Sormani. Ao encontrá-lo, ele me pediu para que fizesse um retrato dele com elementos de seus livros. Mais tarde, vim também a fazer um busto dele. Esta foi minha primeira escultura em madeira.

Gilberto Marchi
Gilberto Marchi

O que considera essencial em uma Obra de Arte?
Numa obra de arte, são vários os fatores que podem ser destacados: criatividade, bom gosto, equilíbrio de forma, de cores, estética.

Conte um pouco sobre os cursos que administra em seu estúdio.
No período em que lecionei na Panamericana, adquiri o gosto pelo ensino. Sempre gostei de ver a evolução nas pessoas que realmente queriam aprender, e passei também a dar aulas em minha casa. Posteriormente adquiri meu estúdio e lá continuei a dar aulas. Hoje também dou aulas pelo Skype, para quem está distante. Lá ensino desde o início para quem nunca desenhou e também para profissionais, que querem evoluir mais. Ensino desenho básico, anatomia, e técnicas variadas, desde lápis de cor ao óleo sobre tela. Para mais informações sobre o curso: gilberto.marchi4@gmail.com

 

Quer estar sempre conosco?

Participe do grupo: https://www.facebook.com/groups/artandchatbr/


 

 

 

 

Deborah Tosta

Deborah Tosta

Estudante de artes. No meu tempo livre adoro ouvir música, ver filmes, ler HQs e assistir novelas.
Deborah Tosta

Últimos posts por Deborah Tosta (exibir todos)


Qual a sua reação?

Curti Curti
4
Curti
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
OMG OMG
0
OMG
Assutador Assutador
0
Assutador
O que? O que?
0
O que?

log in

Captcha!
Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
log in

sign up

Captcha!
Back to
log in