Conversando com o Artista: Luiz Carlos Catani


   Responsável pelas ilustrações da série de livros escolares “Ralette et ces Amis” e por trabalhos para a Disney Hachette, o ilustrador, animador e pintor   Luiz Carlos Catani é um exemplo  de competência.

 

 

Luiz Carlos Catani, você é Arquiteto de formação. Em qual momento começou  trabalhar com ilustração?

Com 17 anos comecei a fazer alguns freelas. Durante a faculdade trabalhei alguns meses na Marquês da Costa Propaganda mas comecei para valer depois que voltei da França. Fiz uma página dupla para a Playboy que era uma sátira: “O dia que o espinafre não funcionou”, com o Popeye e a Olívia Palito na cama.

Como foi a experiência de trabalhar na Disney produções da França?

Foi muito legal! Amigos me disseram que a Disney Animation tinha aberto um estúdio em uma cidade vizinha a Paris. Sugeriram que fosse lá para fazer um contato e que levasse um trabalho meu. Foi o que fiz! Fui bem recebido e a moça que me atendeu chamou os irmãos Brizzi , sócios da Disney Animation France no intuito de avaliar minha  a ilustração. Eles viram, gostaram e me fizeram o convite de trabalhar lá. Fui contratado, para junto com mais seis pessoas, fazer os layouts dos desenhos animados do urso Balú,  Livro da Selva. A série se chamava Tale Spin. Adorei a experiência de conviver com grandes artistas de diferentes nacionalidades.

A série de “Ralette et ces Amis” é um sucesso na França. Você já esperava por isso?

A série vai muito bem na França e em países francófonos também. Acreditava que daria certo devido à competência dos meus parceiros e o capricho que estávamos tendo mas superou de longe as minhas expectativas.

Recebo cartas, pela editora, de crianças de vários países. Até da Malásia já recebi uma carta assinada por crianças de toda uma classe!

 

“Ralette et ces Amis”,Ilustrações de Luiz Catani

 

Como é o processo de criação junto com Jean e Jeanine Guion ?

É um trabalho de equipe: eles, eu e a editora. Já teve personagem que criamos o conceito em um jantar: eles foram para a casa deles na Irlanda e depois trocamos mensagens e roughs. Com resultados muito parecidos, mesmo à distância, chegamos a uma solução legal.

Além de ilustrador, animador e design você é pintor. Para você o que significa pintar?

A pintura é um caminho diferente do que estava habituado, que é o de produzir algo criativo sem ser encomendado. Eu faço porque quero e tenho prazer em fazer. Às vezes eu planejo o quadro todo, outras vezes tenho uma ideia básica e dela deixo uma parte para o improviso.

Conte-nos um pouco sobre o seu quadro “Casal de Robots”.

Este quadro foi vendido e atualmente está em uma bela casa no Condomínio da Baronesa, em Bragança Paulista. Faz parte de uma série com Robots de brinquedo, estilo vintage e com um grafismo de base.

Gosto muito, quando possível, de dar um toque de humor no quadro. Nem que sejam só detalhes. Procuro também manter uma certa harmonia de cores.

Casal Robots,obra de Luiz Catani

 

Para uma animação, ao criar um personagem. Você faz o concept no papel e depois vai para o software zbrush? Quais são as etapas?

Quando crio um personagem para animação, faço o concept dele, depois desenvolvo um model sheet e as poses que precisarei para o ZBrush. Faço detalhadamente e depois trabalho com um profissional que faz a modelagem seguindo as referências que fiz. Desenho e acompanho de perto cada detalhe desenvolvido. Em geral, faço anotações em cada etapa do desenvolvimento indicando as alterações à serem feitas até ficar 100%.

Quais artistas lhe inspiram?

Para a pintura, gosto do trabalho do Jean-Michel Basquiat, Kandinsky, Miró, Gêmeos, Leonilson, Volpi, Valentim, entre outros.

Qual conselho daria a animadores ou ilustradores iniciantes?

Sejam persistentes, acreditem no que fazem, estudem muito e procurem sempre se atualizar.

 

Informações do Autor:
Site: https://www.catani.com.br/
Facebook: luiz.catani

 

Quer estar sempre conosco?

Participe do grupo: https://www.facebook.com/groups/artandchatbr/

 

 

 

 

Deborah Tosta

Deborah Tosta

Estudante de artes. No meu tempo livre adoro ouvir música, ver filmes, ler HQs e assistir novelas.
Deborah Tosta

Últimos posts por Deborah Tosta (exibir todos)

What's Your Reaction?

Curti Curti
5
Curti
Amei Amei
4
Amei
Haha Haha
0
Haha
WOW WOW
0
WOW
Assutador Assutador
0
Assutador
O que? O que?
1
O que?

log in

Become a part of our community!

reset password

Back to
log in

Choose post type

News Image List Poll Quiz Video Audio Gallery Playlist